Quais vacinas eu devo dar?


vacinação de cães de gatos é de suma importância. Não é novidade para pais de pet o quanto algumas doenças infecciosas podem ser perigosas, como Parvovirose, Cinomose e FeLV.
A
No entanto, sou um ferrenho defensor do guia de vacinação internacional da WSAVA, que vai na contramão da recomendação da gigantesca maioria dos veterinários do Brasil.
Tal entidade, a mais respeitada no mundo sobre o assunto, desaconselha que tutores de pets que foram devidamente vacinados quando filhotes, revacinem anualmente seus pets com todas as vacinas. Explicando: nem todas as vacinas devem ser refeitas todos os anos (o mesmo não é valido para animais de abrigos ou em situação de rua).
A vacina de Raiva não é um desses casos, já que é obrigatória por lei a revacinação anual. No entanto, a vacinas V6, V7, V8, V10 e V12 (as polivalentes) não deveriam ser refeitas anualmente em animais que foram devidamente vacinados quando filhotes. O mesmo se aplica a gatos, não havendo necessidade de refazer a V3, V4 e V5 anualmente nesses casos.
Isso se dá por muitos motivos, mas destaco aqui os dois principais:
1 - A durabilidade dessas vacinas é de no mínimo 3 anos, com estudos demostrando proteção superior a 5/7 anos. Além disso, a revacinação não aumenta a "imunidade" contra essas doeças, não trazendo nenhum benefício em repeti-las.
2 - Reações vacinais não são incomuns. Quando trago esse assuntos, como já fiz em meu instagram, inúmeros tutores relatam diferentes tipos de reação, incluindo sarcoma (câncer) no local da aplicação em gatos.
Para ter certeza de que seu animal foi devidamente vacinado quando filhote: faça o seguinte:
pegue a caderneta de vacinação do seu cão ou gato e confirme se a terceira dose do seu pet foi feita quando ele tinha pelo menos 4 meses de idade e que foi feita uma quarta dose entre 6 meses a 1 ano de idade. A partir disso, a recomendação da WSAVA é de que revacinemos nossos cães e gatos a cada 3 anos no mínimo.

Vacinas não essenciais:
Vacina de gripe: indicada apenas para animais de ONGs, abrigos e situação de rua. A gripe em cães e gatos é uma doença autolimitante, ou seja, que passa sozinha independente de tratamento e sem complicação.
Vacina de Leptospirose: a duração de proteção dessa vacina é de apenas um ano e é recomendada a revacinação anual de pets ela em áreas de alagamento e endêmicas para a doença. Recomendo que você revacine seu pet anualmente com essa vacina (e não com a V8, por exemplo) caso você more em uma dessas áreas.
Vacina de Giárdia: não há nenhum estudo que comprove a utilização dessa vacina. A WSAVA desaconselha todos os tutores, de todo o mundo, a utilizarem essa vacina.